O Circuito

COMO SURGIU

O circuito jazz Uberaba é a confluência de uma série de eventos e apresentações de música instrumental que vem ocorrendo em Uberaba nos últimos 20 anos. O primeiro festival nesse formato foi a Mostra de Jazz e Música Instrumental de Uberaba que aconteceu no ano de 2008.

 

O projeto se fortaleceu e transformou-se no Festival Cerrado Jazz, que trouxe ao público o mais alto nível de artistas nacionais e internacionais favorecendo um intercâmbio cultural muito rico na região e fortalecendo a vocação de Uberaba para a música instrumental.

A parti de 2017 o festival revelou nova identidade, transformando-se no Circuito Jazz Uberaba. Trabalhando assim uma perspectiva maior de integração com o ecossistema cultural local e um maior caráter de inclusão.

EDIÇÕES 2018

Em 2018, foram 20 shows gratuitos em mais de 12 dias de evento, contando com músicos como: Marcio Bahia, Marcelo Martins, Ney Conceição, Dino Rangel, Leandro Braga, Davide Logiri (Itália) e muitos outros.

Além dos grandes shows, aconteceram workshops e também uma oficina para as crianças da Orquestra Jovem de Uberaba, em parceria com a Orquestra Municipal, com o maestro italiano Davide Logiri, proporcionando um grande intercâmbio cultural, agregando conhecimento, estudo e interação dos músicos.

O circuito teve ainda um forte apelo social, arrecadando mais de 2 mil litros de Leite, doados à APAE Uberaba.

A edição de 2018 contou com o patrocínio, apoio e parceria da Carmen Steffens, CODAU, Fundação Cultural de Uberaba, Prefeitura Municipal de Uberaba, 84ª Expozebu, Gráfica 3Pint, Shopping Uberaba, OpenDoor, Hotel Jaguar, MID e Restaurante Tabu.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Circuito Jazz Uberaba tem um caráter inclusivo em todas as nuances do festival, desde sua concepção que é feita de forma colaborativa, até o trabalho de integração dos atores envolvidos, passando pelo trabalho de popularização do Jazz - possibilitando o acesso por diferentes públicos, até as ações sociais que são feitas durante o Circuito, como doação de alimentos e oficinas de musicalização para beneficiários de instituições sociais parceiras.